O Cártamo é uma planta com propriedades medicinais usada para auxiliar na perda de peso, reduzir colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Pode ser consumido em forma de chá, óleo ou suplemento.
Para que serve o cártamo
O cártamo, também conhecido como açafrão-bastardo, é uma planta da família Asteraceae, originária do Oriente Médio. Os seus benefícios para a saúde são conhecidos há séculos, sendo utilizados tanto na culinária como na medicina tradicional.
Uma das principais utilidades do cártamo está relacionada ao seu poder anti-inflamatório. As suas propriedades antioxidantes auxiliam na diminuição da produção de radicais livres, que são responsáveis por danos celulares e envelhecimento precoce. Além disso, estudos têm apontado que o cártamo pode ajudar no controle do colesterol, uma vez que possui ácidos graxos essenciais que ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentar os do HDL (colesterol bom).
Outra função importante do cártamo é a capacidade de auxiliar no emagrecimento. A semente dessa planta possui um alto teor de ômega-6, que estimula a produção de hormônios responsáveis pela saciedade, o que pode ajudar a controlar a compulsão alimentar. Além disso, o óleo de cártamo possui propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e contribuindo para a queima de gorduras.
Modo de uso do cártamo
O cártamo pode ser utilizado de diferentes formas, de acordo com a finalidade desejada. A semente pode ser consumida in natura, ou adicionada a pratos como saladas, iogurtes, granolas ou sucos. É importante ressaltar que a semente do cártamo deve ser consumida com moderação, pois é calórica.
Outra opção é o óleo de cártamo, que é extraído das sementes da planta. Este óleo pode ser utilizado tanto na culinária, para temperar saladas e refogados, como para ingestão direta, em forma de cápsula. Para obter os benefícios do óleo de cártamo, deve-se seguir a dose recomendada pelo fabricante, normalmente de 1 a 3 cápsulas diárias.
É importante ressaltar que o consumo excessivo de cártamo pode trazer efeitos colaterais indesejados, por isso, é fundamental seguir as recomendações de uso, seja na forma de semente ou óleo.
Efeitos colaterais e contraindicações
Apesar dos benefícios do cártamo para a saúde, é importante estar atento aos possíveis efeitos colaterais e contraindicações do seu uso. Pessoas alérgicas a plantas da família Asteraceae devem evitar o consumo de cártamo, pois podem desenvolver reações alérgicas.
Além disso, a planta pode interagir com medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, aumentando o risco de sangramentos. Por isso, é fundamental que pessoas que fazem uso desses medicamentos consultem um médico antes de iniciar o consumo de cártamo.
Outro ponto importante é que o consumo excessivo de cártamo pode levar ao aumento dos triglicerídeos, além de desequilíbrios hormonais. É recomendado que gestantes, lactantes e indivíduos com distúrbios hormonais consultem um profissional de saúde antes de iniciar o consumo.
Em suma, o cártamo possui diversas propriedades benéficas para a saúde, como ação antioxidante, controle do colesterol e auxílio no emagrecimento. No entanto, é importante fazer o uso corretamente e estar ciente das possíveis contraindicações e efeitos colaterais. Sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer suplementação ou mudança na alimentação.
Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.