Aprenda mais sobre os remédios indicados e contraindicados para tratar a dengue e aliviar os sintomas dessa doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Remédios indicados para o tratamento da dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de náuseas e vômitos. Para o tratamento dos sintomas da dengue, existem alguns remédios indicados que podem ajudar no alívio do quadro clínico dos pacientes. Confira a seguir quais são eles:
Paracetamol
Um dos medicamentos mais recomendados para o tratamento da dengue é o paracetamol, também conhecido como acetaminofeno. Ele é eficiente no controle da febre e no alívio das dores, sendo amplamente utilizado para esses fins. No entanto, é importante não ultrapassar a dosagem máxima diária recomendada e seguir as orientações médicas, evitando sua administração em conjunto com outros remédios que possuam o mesmo princípio ativo.
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
Os anti-inflamatórios não esteroides, conhecidos como AINEs, também são indicados para o tratamento da dengue, principalmente para o alívio das dores musculares e articulares. Medicamentos como ibuprofeno e diclofenaco são amplamente utilizados nesse contexto, por apresentarem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. No entanto, é importante ter cuidado com o uso desses remédios em casos de suspeita de dengue hemorrágica, já que eles podem aumentar o risco de sangramento.
Medicamentos para alívio de sintomas gastrointestinais
A dengue pode causar sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia. Para o alívio desses sintomas, alguns medicamentos podem ser utilizados, sempre com orientação médica. A recomendação geral é evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, pois eles podem aumentar o risco de sangramento. Nesse sentido, medicamentos como domperidona e metoclopramida podem ser prescritos para o alívio da náusea e vômito, enquanto a reposição de líquidos e eletrólitos é fundamental para o tratamento da diarreia.
Remédios contraindicados para a dengue
Assim como existem medicamentos indicados para o tratamento da dengue, também há aqueles que devem ser evitados durante o quadro viral. Isso se deve ao fato de que alguns medicamentos podem aumentar o risco de sangramento, já que a dengue pode afetar a coagulação sanguínea. Confira a seguir quais são eles:
Ácido acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico, também conhecido como aspirina, é amplamente contraindicado para o tratamento da dengue. Esse medicamento possui propriedades anticoagulantes, ou seja, que dificultam a coagulação do sangue, o que pode aumentar o risco de sangramentos em pacientes com dengue. Por isso, é fundamental evitar o uso desse remédio durante o período de infecção pelo vírus.
Anti-inflamatórios esteroides
Os anti-inflamatórios esteroides, como a prednisona, também devem ser evitados durante o tratamento da dengue, principalmente em casos de suspeita de dengue hemorrágica. Isso se deve ao fato de que esses medicamentos podem agravar o quadro de sangramento, já que afetam a coagulação sanguínea. Portanto, é importante sempre seguir as orientações médicas e evitar o uso desses remédios sem prescrição adequada.
Outros medicamentos contraindicados
Além do ácido acetilsalicílico e dos anti-inflamatórios esteroides, existem outros medicamentos que devem ser evitados durante o tratamento da dengue. São eles: medicamentos à base de dipirona, que podem aumentar o risco de sangramento; e medicamentos que contenham heparina, que também possuem propriedades anticoagulantes. Em suma, é fundamental consultar um médico antes de utilizar qualquer medicação durante o quadro de dengue, evitando o uso de remédios contraindicados e buscando sempre o tratamento adequado para cada caso.
Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.